Bem-vindos!!!


Esse espaço foi criado para vocês, meus queridos alunos, que amam ler e



produzir textos críticos e atuais!!

2011 - Um ano de grandes realizações!!!







Seus textos estarão sendo postados



de acordo com o que produziremos em nossas aulas. Mas atenção! Vocês terão



outras leituras de autores atuais e consagrados!!







Bons Jovens e Jovens Fascinantes

Bons Jovens e Jovens Fascinantes
Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar. Augusto Cury

14 de set. de 2010

Urubus e Sabiás

      Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram do-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam por Vossa Excelência.

     Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos, tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás...Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

   “ Onde estão os documentos de seus concursos?” E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente...

      Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

     E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

MORAL: EM TERRA DE URUBUS DIPLOMADOS NÃO SE OUVE CANTO DE SABIÁ.



ALVES, Rubem. Estórias de Quem gosta de Ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1985, p.81-2.

________________________________________________________________________________

A partir do texto lido faça um paragráfo dissertativo partindo da ideia de em que ponto podemos comparar esta fábula com a sociedade em que vivemos (escola, igreja, trabalho...)?

14 comentários:

Unknown disse...

Como no texto "Urubus e Sabiás", algumas pessoas tentam ser algo que não são.Por mais esforço que façam não conseguem. Enquanto umas nem precisam se esforçar, pois já nasceram daquele modo.

Colégio Mercúrio.
Aluna:Lívia Arantxa
7111b.

Unknown disse...

O texto foi muito interessante,tem tudo haver com a nossa sociedade de hoje.Pessoas com diplomas na mão correndo atás de um emprego gratificante.Alguns que não nasceram para fazer isso,mas querem fazer por que acham que o melhor.

Thayná Noronha Dalle Crode
Colégio Mercúrio
7111-b

LOHA disse...

A fábula pode ser comparada ao meio escolar.Muitos se esforçam para entrar nos times da escola,mas não levam jeito com os esportes,são melhores nas interpretações dos livros.De uma maneira bem explícita, o texto confronta o que não somos e o que nascemos pra ser

Colégio Mercúrio
nome:Lohayne Fonseca
7111-b

jessica disse...

E infelizmente a pessoas com mais potencial que outras, mas nada e impossivel, em certos casos devemos entender que nao temos dom para a coisa que sonhamos e devemos procurar algo que saíbamos fazer bem. Então nao devemos desistir de sonhar mas saber o que somos realmente capazes de fazer, com o nosso dom.

Julia disse...

Principalmente na vida social, tudo é questão de nivel social, se você é de nível baixo, é tratado como lixo e assim vai por diante, e principalmente na escola, há muitos grupos diferenciando as pessoas de quem realmente elas são, você poe ser de um jeito na escola e aqui fora, de outro completamente diferente, elas tentam ser diferentes, e essas pessoas eram alegres até que as pessoas que as pertubavam chegaram com os "grupinhos" e acabam com sua vida.

Colégio Mercúrio
Julia Maria
7111-b.

R7Noticias disse...

No texto "Urubus e sabiás", Os urubus tentam ter um dom que não tinham.E por mais que tentassem eles não conseguiam ser iguais aos sabiás,por mais que se esforçasse naum conseguiam cantar.

William Coutinho da Silva
7*serie
turma:701

Elis e Fafs disse...

No texto "Urubus e Sabiás" reflete a nossa sociedade de hoje.Pessoas querendo ter o potencial maior do que os dos outros,sendo que seu forte não é fazer aquela coisa,e as outras pessoas já fazem isso por natureza.

Colégio: Cevit
Aluna: Maria de Fátima.
Turma: 701

giuli@_lind@ disse...

muito legal o texto,e isso é tudo que está acontecendo na sociedade hoje.

Unknown disse...

algumas pessoas tentam fazer algo que elas não tem o dom para fazer por mais que elas tentem não conseguem já tem outras pessoas sem ao menos se esforçar conseguem pois já nasceram com aquele dom natural.

fernanda disse...

o texto e interessante, e acaba passando o q está aconteçendo nos dias de hoje.Elas tentam fazer uma coisa e no final das contas nao conseguem e acaba dando tudo errado.

NOME:Maria Eduarda
Colegio Cevit
TURMA : 801

Milena disse...

Esse texto temtudo a vê coma nossa vida.As pessoas acham que estar com um documento na mão é tudo mas não é.um pedaço de papel não vale nada o que vale é a cabeça,a opinião,e nao um pedaço de papel.Não devemos julgar as pessoas pela a aparência mais sim pelo o que ela é,não é preciso agir pra ser interessante,é preciso sabedoria antes de julgar os outros.

Meu nome é Milena Russel.
Estudo no Cevit.
Turma:701

Unknown disse...

É que todos os sabiás tinham que ser diplomados senão não podiam cantar.
Marcos Vinícius
Cevit
702

Unknown disse...

o texto mostra que para os urubus, para cantar era preciso estudar numa escola e receber um diploma para poderem cantar,já que os pássaros não tinham diploma,os urubus expulsaram os pássaros da floresta.


Colégio:CEVIT
Aluno:Lucas Moreno Silva
601

DeleonxD disse...

O texto literário é bem interessante, e se comparado a sociedade em que vivemos, ele passa a ideia na qual, no mundo de hoje, para que possamos mostrar que somos capazes além de talento, precisamos de diplomas, para que possam acreditar de fato que possuimoos capacidade, pois hoje, a concorrencia é bem grande e cada vez mais precisamos de ferramentas para que acreditem em nossos talentos.

Colégio Cevit
Aluna: Marilis Mesquita Simoni
Turma: 601 Professora: Aurelian