Bem-vindos!!!


Esse espaço foi criado para vocês, meus queridos alunos, que amam ler e



produzir textos críticos e atuais!!

2011 - Um ano de grandes realizações!!!







Seus textos estarão sendo postados



de acordo com o que produziremos em nossas aulas. Mas atenção! Vocês terão



outras leituras de autores atuais e consagrados!!







Bons Jovens e Jovens Fascinantes

Bons Jovens e Jovens Fascinantes
Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar. Augusto Cury

5 de abr. de 2010

Solidariedade até na chuva

São 19:55m e não dá para acreditar que há menos de uma hora atrás vimos como a morte pode estar muito mais próxima do que imaginamos. Quando meu marido e minha filha espantados voltaram  da nossa varanda, exclamando que um carro havia acabado de cair no rio, que fica em frente a nossa casa, percebi que tinhamos problemas. Uma vez que esse rio que serve de canal para o esgoto de várias casas, já tende a ser perigoso, imagine numa noite como está, no qual caía um forte temporal.
Sem pensar duaz vezes, dando apenas um segundo para desligar o fogo das panelas (dona de casa sempre), desci as escadas descalça com meu amado em meu encalço. Vimos que os faróis do carro continuavam ligados e que uma mulher estava sentada no branco do carona com a porta aberta sendo arrastada pela correnteza, é indescritível expressar com palavras o sentimento de pânico e ansiedade, porém é preciso.
A única coisa que fizemos por alguns segundos foi acompanhar o veículo e alertar os vizinhos e pedestres que chamassem a polícia ou algo que valhesse, porém vi que algo rápido teria que ser feito e sem pensar duas vezes gritei que a mulher saísse do carro imediatamente, ela relutou, como que apesar da ameaça iminente que aquele objeto representava, era também sua salvação. Obedeceu, e ao alcançar a lateral do valão, como providência divina, conseguiu segurar-se em um pé de goiaba e ali continuou seu drama.
Aquela altura já não eramos dois na agonia, mas dezenas de pessoas, e enquanto Allan (meu herói) e os outros providenciavam escada e corda, porque o resgate oficial ainda não havia chegado, perguntei seu nome. Marlene, nunca esquecerei seu nome, seu corpo pequeno, porém forte, segurando com todas as sua forças aqueles galhos. Não parei em nenhum momento de incentivá-la a não desistir, a ter forças, que ela venceria, mesmo vendo as águas subirem a cada segundo, a escada não conseguindo apoiar-se no fundo, mesmo diante de uma tragédia, gritei seu nome o tempo todo, era o que tinha.
Por fim como um milagre concluído, Marlene conseguiu colocar as corda em sua cintura e os heróis anônimos, homens sem distintivos e patentes, a salvaram, deixando-a em terra firme. Todos os torcedores vibraram, aplaudindo o sucesso da aventura. Quais foram as palavras da heroína que apesar do choque parecia forte como nunca? "Preciso buscar meu filho na explicadora" "Preciso ligar para o meu marido". É! Mulheres guerreiras! Mães de verdade! O que dizer depois disso tudo? Conclua você mesmo, querido leitor. Para mim fico com minhas reflexões sobre o mistério encantador que envolve nós seres humanos, tão egocêntricos em nós mesmos, mas tão estranhamente solidários e encantadores.
PS. Os bombeiros? Chegaram uns vinte minutos depois. Só que o mérito dessa vez não ficou com eles.

Aurelian Vieira 

4 de abr. de 2010

África - O que herdamos

Nosso país de estudo - Marrocos, a terra do sol poente!
Onde é Marrocos?

Marrocos é o país africano mais perto de Portugal. Faz fronteira a Este com a Argélia e a Sul com a Mauritânia e é enorme. Da fronteira Norte em Tanger com a fronteira Sul a Bir Guendouz, são perto de 2800 km de distância. Para ter mais ou menos ideia, Lisboa até Paris são 1700 km de distância.
Marrocos é o país africano mais perto de Portugal. Faz fronteira a Este com a Argélia e a Sul com a Mauritânia e é enorme. Da fronteira Norte em Tanger com a fronteira Sul a Bir Guendouz, são perto de 2800 km de distância. Para ter mais ou menos ideia, Lisboa até Paris são 1700 km de distância.

Marrocos tem a particularidade de ser um pais multifacetado geográficamente, ou seja, para quem pensa que visitar Marrocos é só ir ao deserto da Saara, estará então muito enganado.

Repare bem em como muito facilmente divido Marrocos em termos geográficos

NORTE

CENTRO

MONTANHAS DO ATLAS

SUL E DESERTO

SAARA OCIDENTAL

É claro que esta divisão não está de acordo com a opinião de todos em que consideram Fes como Norte e as Montanhas do Atlas como sendo o centro do país. Eu respondo que centro centro, seria o deserto do Saara.
Já que queremos ser assim tão específicos temos então de contar com toda a grandeza do Saara Ocidental que faz com que todo o nosso considerado Sul de Marrocos na região das Dunas de Merzouga e Zagora será na verdade o centro de Marrocos.

Ou seja, a minha não exclui o Saara Ocidental, tal como toda a gente normalmente faz. Divido então Marrocos em 5 partes principais criando uma nova divisão nas montanhas do Atlas. Isto porque realmente Marrocos é altamente díspar geográficamente e tenho mesmo necessidade desta divisão.



Por exemplo, nesta minha divisão vai achar estranho como não incluo Azrou em centro, mas sim em Atlas Médio estando Azrou só a 80 km de Fes, enquanto que cidades muito mais a baixo de Azrou eu incluo em Centro…
O problema aqui é de simples resposta: as montanhas do Atlas espalham-se pelo país diagonalmente de Nordeste a Suldoeste. Está explicado? Veja o mapa de Marrocos em baixo mas agora pintado e a delimitar as montanhas do Atlas.

Regiões e cidades em Marrocos

Há 17 regiões em Marrocos: Chaouia – Ouardigha, Doukkala – Abda, Fès – Boulemane, Gharb-Chrarda-Béni Hssen, Grande Casablanca, Guelmim – Es-Semara, Laâyoune – Boujdour – Sakia El Hamra, Marrakech – Tensift – Al Haouz, Meknès – Tafilalet, Oriental, Oued Ed-Dahab – Lagouira, Rabat – Salé – Zemmour – Zaer, Souss – Massa – Draâ, Tadla – Azilal, Tanger-Tétouan e por último a região de Taza – Al Hoceima – Taounate.

Norte de Marrocos

Norte Interior

Montanhas do Rif, cidades como Chefchaouen, Taounate, Ouazzane, Tetouan e Alcácer Quibir.
Norte Costa Atlântica
Toda a costa desde Ceuta descendo por Tanger, Asilah, Larache até Rabat.

Norte Costa Meditterânica
Toda a costa à direita de Ceuta passando por Al Hoceima, Melillia ( Enclave Espanhol como Ceuta, Nador até Saidia na fronteira com a Argélia.
Centro de Marrocos
Centro Interior
Fes, Taza, Marrakech e Meknes.
Centro Costa Atlântica
Casablanca, El Jadida, Essaouira, Safi.
Montanhas do Atlas
Alto Atlas
Toubkal, Imilchil, Tamtettoucht, Agoudal, Imarigha, Tizi-n-Test, Tizi-n-Tichka, Ait Hani e Telouet.
Médio Atlas
Montanhas Bou Iblane, Azrou, Ifrane.
Anti Atlas
Tafroute, Akk, Tata e Igherm.
Sul e Deserto do Saara
Sul Urbano
Ouarzazate, Errachidia, Tineghir, Kelat M’gouna, Zagora, Erfoud e Rissani.
Sul Deserto do Saara
Dunas de Erg Chebbi, Merzouga, Dunas de Tinfou, Mhamid e Dunas de Chegaga.
Sul Costa Atlântica
Cidades como Agadir, Sidi Ifni e Safi.
Saara Ocidental
Toda a parte a baixo de Tah. Capital do Saara Ocidental Marroquino é Layoune. Outras cidades como Cabo Boujador e Dakhla. Esta região é super interessante para se visitar, e, é passagem obrigatória para os aventureiros que viajam até Mauritânia e Senegal, etc


Turma 602
Cevit Um Novo tempo em Educação

Turminha esse texto será para ajudá-los em suas pesquisas . Comentem o que acharam sobre a georgafia desse lugar ainda tão misterioso e cheio de surpresas para nós.